Com objetivo de fomentar o empreendedorismo, Executivo Municipal leva serviços da SEDEMA ao CRAS Cerrado
Na última quinta-feira (6) a SEDEMA (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente) de Chapadão do Sul (MS), em parceria com Secretaria de Assistência Social, promoveu uma apresentação de extrema relevância para o público do CRAS Cerrado. Os servidores da SEDEMA, Karine Francisquette (Gestora da Sala do Empreendedor) e Renan Lima (Coordenador do Desenvolvimento Econômico), realizaram importante iniciativa com objetivo de fornecer informações valiosas sobre os direitos e obrigações do MEI, empreendedorismo, Plano Municipal de Qualificação e Gestão, além dos serviços disponibilizados pelo PAV da Receita Federal. O intuito principal dessa ação foi o de apresentar ao público as possibilidades de empreendedorismo, qualificações e os serviços oferecidos pela SEDEMA, que podem facilitar e encurtar os caminhos para quem deseja empreender.
Um dos principais serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor é o atendimento constante às demandas dos MEI’s no município, visando fomentar e incentivar o empreendedorismo. Atuando de forma desburocratizada, disponibiliza informações e orientações de forma simples, facilitando os processos de abertura de empresas, regularização, baixa, declarações, pedidos de inscrição estadual e emissão de notas fiscais.
Além disso, o Plano Municipal de Qualificação e Gestão tem como objetivo qualificar colaboradores, funcionários públicos, gestores, empreendedores e indivíduos que buscam desenvolvimento pessoal e profissional. Durante 2023, o município preparou uma ampla grade de treinamentos, qualificações e palestras. Outro propósito dessa iniciativa é atrair novas empresas, indústrias e investidores, uma vez que a mão de obra qualificada é uma das principais premissas para a instalação no município. Dessa forma, busca-se gerar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida da população, promovendo o desenvolvimento econômico local de maneira sustentável.
A qualificação profissional é fundamental para se destacar e se inserir no mercado de trabalho, que é altamente competitivo diante do grande número de profissionais disponíveis. Investir na qualificação profissional significa pensar em uma carreira a longo prazo. Entre os principais benefícios estão: oportunidade de desenvolver novas habilidades, obter melhor remuneração, estar atualizado (a) sobre as tendências do mercado e alcançar reconhecimento profissional.
Por fim, o PAV (Posto de Atendimento Virtual) da Receita Federal é resultado de um termo de cooperação técnica firmado entre a RFB (Receita Federal do Brasil) e o Executivo Municipal, com o objetivo de atender às demandas locais relacionadas aos serviços oferecidos pela Receita. Alguns desses serviços incluem: comprovante de inscrição e regularização do CPF, pesquisa de situação fiscal para CPF, CNPJ e imóvel rural. Essa parceria facilita o acesso da população do município aos serviços da Receita Federal, promovendo maior comodidade e agilidade nos processos.
A secretária de Assistência Social, Maria das Dores Zocal Krug, agradeceu a parceria e o empenho dos servidores.
Fonte: Assecom Prefeitura