A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul e a Secretaria de Saúde, por intermédio da Vigilância Epidemiológica e Imunização, informam que na próxima segunda-feira (12) tem início em todo o território nacional a 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, que vai até dia 9 de julho de 2021.
Os primeiros grupos a serem imunizados serão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias de pós parto), povos indígenas e profissionais de saúde. O Dia “D” desses grupos será 17 de abril.
A partir de 10 de maio tem início a vacinação em idosos, acima de 60 anos, professores de escolas públicas e privadas, e o dia “D” é 15 de maio.
A partir de 9 de junho será a vez dos doentes crônicos (que deverão apresentar laudo de comprovação), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, deficientes permanentes, caminhoneiros, trabalhador do transporte coletivo, força de segurança e salvamento e forças armadas.
Todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF Planalto, Flamboyant, Esperança, Central, Sibipiruna e Saúde Lar) estarão vacinando, de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h, de acordo com os grupos prioritários da vez, elencados pelo Ministério da Saúde.
No dia 17 de abril, sábado, quatro unidades estarão abertas para vacinação: ESF Flamboyant, ESF Sibipiruna, ESF Esperança e ESF Central, das 08h as 17h, sem intervalo para almoço.
Serão imunizados:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
– Gestantes (levar o cartão de vacina);
– Puérperas em até 45 dias após o parto (apresentar comprovante);
– Povos indígenas e Profissionais de saúde do serviço púbico e privado (levar holerite).
No dia 15 de maio, sábado, três unidades estarão abertas para vacinação: ESF Sibipiruna e ESF Esperança, ESF Central e um drive thru no Projeto Conviver, das 08h às 17h, sem intervalo para almoço.
Serão imunizados:
– Idosos acima de 60 anos de idade;
– Professores de escolas públicas e privadas (apresentar o holerite).
Vale ressaltar que a vacina contra a Covid-19 não pode ser administrada concomitantemente com outros imunizantes. É necessário um intervalo de 14 dias entre uma vacina e outra. Por esse motivo, o Ministério da Saúde deixou os idosos para a 2ª fase e as pessoas com comorbidades para 3ª fase, para não ocorrer problemas.
Mais informações podem ser solicitadas através dos telefones (67) 3562-6611 ou (67) 98466-6013.
Fonte: Assecom