“Ao descambar do sol, preciso camperear por outras invernadas e repontar do Céu a força e a coragem para o entrevero do dia que passa”.
Com estes versos, de autoria de Dom Luiz Felipe de Nadal, ilustramos o acendimento da Chama Crioula e a abertura oficial da 31ª Semana Farroupilha do CTG Cultivando a Tradição de Chapadão do Sul (MS), realizada ao entardecer deste sábado, dia 9 de setembro.
A cavalgada, acompanhada de peões e prendas, teve início na sede campeira do CTG. No monumento construído na Avenida Quatro, local onde outrora foi construída a primeira escola do então chamado Chapadão dos Gaúchos, o patrão Airton Felini de Aguiar acendeu a tocha que conduziu a Chama Crioula até a sede do CTG.
Emocionado, o patrão lembrou os 30 anos de emancipação político-administrativa de Chapadão do Sul e da luta daqueles que deram início a este pujante e progressista município.
Após percorrer ruas e avenidas da cidade, o desfile chegou ao seu destino, onde, ao som do Hino Nacional, executado pela Banda Municipal, algumas dezenas de tradicionalistas e simpatizantes acompanharam os hasteamento das bandeiras do Brasil, dos Estados do Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Sul, além dos pavilhões do Município e do CTG, sob a responsabilidade dos gaúchos Mauri Langner (Bombachinha), Toninho Assunção, Júlio Alves Martins, Paulo Lupatini e Airton Felini de Aguiar.
Após os discursos, do vereador Toninho Assunção, representando o Legislativo Municipal, e do patrão Airton de Aguiar, aconteceu o acendimento da pira, cuja chama permanecerá ‘viva’ até o fim dos festejos, que acontece no dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho.
Semana Farroupilha
Com o tema “Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história”, o CTG Cultivando a Tradição comemora os 30 anos da emancipação político-administrativa de Chapadão do Sul e presta homenagem a todos os ex-prefeitos, ao atual, assim como ao seu fundador e patrono da entidade, o Comendador Júlio Alves Martins.
Veja a Programação
09/09 – Baile de abertura
11/09 – Jantar (dobradinha)
12/09 – Jantar (rabada)
13/09 – Jantar (caldeirada)
14/09 – Jantar (costela de porco com polenta)
15/09 – Jantar (macarrão com frango)
16/09 – Almoço (feijoada)
– Missa Crioula
– Pastelada
17/09 – Almoço (costelão)
– Homenagens
18/09 – Jantar (porco com mandioca)
19/09 – Jantar (carreteiro)
20/09 – Jantar (frango com gueirova)
– Encerramento
Imagens da abertura.