Começou nesta quarta-feira a 25ª EXPOSUL. Edição que marca o Jubileu de Prata da festa
Foi aberta oficialmente, no início da noite desta quarta-feira (31), a 25ª EXPOSUL, em Chapadão do Sul (MS). A edição que comemora o Jubileu de Prata da festa contou com as presenças ilustres dos deputados estaduais Felipe Orro, Márcio Monteiro e Paulo Corrêa, dos representantes do Executivo Municipal, o prefeito João Carlos Krug, seu vice João Buzoli, do Legislativo, o presidente Alírio Bacca e vereadores, secretários municipais, além do Presidente da Famasul, Maurício Sato, da Aprosoja, Cristiano Bortolotto, da Ampasul, Walter Schlatter, e do prefeito do município de Paraíso das Águas, Ivan “Xixi”.
Antes dos discursos, uma homenagem ao eterno presidente da entidade, o produtor rural Rudimar Artur Borgelt, que emocionado fez questão de agradecer a todos os companheiros que estiveram ao seu lado durante os 21 anos de sua gestão.
Fizeram uso da palavra os presidentes da APROSOJA e FAMASUL, o deputado e presidente da Comissão de Agricultura na Assembleia do Estado, Márcio Fernandes, o presidente do Sindicato Rural, o empresário e produtor, Lauri Dalbosco, e o prefeito municipal de Chapadão do Sul, João Carlos Krug.
Lauri Dalbosco enalteceu alguns fatos marcantes da existência do Sindicato Rural e a luta para se chegar ao patamar que hoje se encontra. Falou da participação direta do Sindicato na defesa dos interesses da classe produtora e o apoio às entidades assistenciais do município.
João Carlos Krug, prefeito municipal e primeiro presidente do Sindicato Rural, lembrou das dificuldades enfrentadas, desde a chegada da sua família à região, a fundação do Sindicato Rural e realização da 1ª EXPOSUL. João Carlos usou a parábola do “copo meio vazio ou meio cheio”, referindo-se às maneiras diferentes de se ver e analisar os fatos. O Copo meio vazio seria a visão do pessimista.
“Se hoje as coisas estão difíceis, devemos lembrar que já foram bem pior. Hoje nós temos uma super safra. Não adianta chorar pelos preços, vamos agradecer pela super safra que nós tivemos. Vamos olhar para frente para o desenvolvimento e para o progresso”, disse João Carlos.
O Sindicato Rural, segundo o prefeito, sempre viu “o copo meio cheio”, pois, apesar das dificuldades por que passa o país, está, neste ano de 2017, realizando a maior festa de todos os tempos. Os mais de 100 expositores, a grade de shows de alto nível, o rodeio, a organização do evento, é coisa jamais vista no país.
Logo após declarar oficialmente aberta a 25ª EXPOSUL, o presidente aLauri Dalbosco convidou a todos para um tour pelo recinto da exposição.