A concessionária que vai recuperar, duplicar, manter e conservar da BR-163/MS apresentou nesta quinta-feira (9) os serviços, equipes e toda a frota que vai ser colocada à disposição para atuar nos 806 quilômetros da via. O governador André Puccinelli, ao lado do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, acompanhou a demonstração de ações que serão desenvolvidas para modernizar a rodovia que tem papel fundamental na logística de escoamento da produção de Mato Grosso do Sul e fomenta o turismo de diversas regiões do Estado.
A empresa CCR MSVia, responsável pela administração da estrada, foi criada especificamente para realizar a recuperação, duplicação, manutenção e conservação BR-163/MS que corta o Estado de Norte (divisa com Mato Grosso – município de Sonora) a Sul (divisa com Paraná – município de Mundo Novo).
De acordo com o presidente da concessionária, Maurício Soares Negrão, a empresa se interessou não somente pela concessão da administração do trecho, mas por saber que Mato Grosso do Sul tem se tornado a cada dia um estado mais pujante e desenvolvido. “Temos aqui um Estado em que seu PIB [Produto Interno Bruto] cresceu mais que o dobro do PIB nacional e vai continuar crescendo neste ritmo”, afirmou o presidente da empresa.
11 de Outubro
A CCR MSVia já deu início a alguns trechos da obra e tem dia e hora exatos para começar a operar na via: exatamente a 00h00 do dia 11 de outubro, coincidindo com o aniversário de criação do Estado de Mato Grosso do Sul. “Vamos trazer a modernidade 24 horas por dia, durante 365 dias do ano, faça chuva ou faça sol”, comentou Maurício Negrão, ao destacar ainda que, conforme levantamento realizado pela empresa, foi constatado que na BR-163 está concentrado o escoamento de 70% dos artigos produzidos no Estado.
No primeiro ano de concessão a previsão é de que 80,6 quilômetros de vias sejam duplicados, recuperados, mantidos e conservados. Nos anos subsequentes os números devem saltar para 129 km no segundo ano, 193 km no terceiro ano, 274 km no quarto ano e 219 km no quinto ano, quando termina o prazo para execução dos serviços de duplicação na BR-163.
Impacto
A obra além de melhorar o acesso e tráfego na via vai gerar emprego e renda para a população e para os 19 municípios que são cortados pela rodovia, durante o período de obra e após o término da duplicação. “Temos oito empresas contratadas para fazer todo o processo de recuperação e duplicação em dez trechos. Vamos gerar 970 empregos nestes cinco anos em que a BR-163 está sendo modernizada. Agora serão investidos R$ 3,4 bilhões e nos 30 anos, período em que dura a concessão, serão aplicados R$ 5,5 bilhões”, contabilizou o presidente.
Os números também são positivos para 19 municípios sul-mato-grossenses. “Em 30 anos esta rodovia vai gerar R$ 5 bilhões de impostos e tributos, sendo R$ 1 bilhão em ISS [Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza] que vão direto para os cofres dos municípios lindeiros a rodovia”, disse Negrão.
Mais benefícios
Além de melhorias no setor logístico para escoar a produção as obras da BR-163 vão contribuir com a redução no número de acidentes, acredita o presidente da CCR MSVia. Para atender o fluxo de veículos na BR serão construídas 17 bases operacionais do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU), além da instalação de câmeras de monitoramento e um serviço telefônico exclusivo, administrados por um moderno Centro de Controle Operacional (CCO). “São 500 colaboradores atuando para atender a demanda da rodovia, sendo 250 para atendimento pré-hospitalar, 35 médicos de plantão 24 horas por dia, 17 ambulâncias, 25 guinchos, 19 viaturas de inspeção de tráfego, 11 caminhões de serviços e 4 viaturas de intervenção médica, além de um Centro de Controle que vai monitorar com 505 câmeras em um circuito fechado de TV 100% do trajeto da via. Serão instalados 35 painéis para veiculação de mensagens e teremos um 0800 para atender os usuários da rodovia por telefone”, descreveu Maurício.
A BR-163/MS contribui diretamente na infraestrutura de transporte de grãos aos portos das regiões Sul e Sudeste e a empresa será responsável pelos 847,2 quilômetros de extensão da via. “Queremos trazer modernidade ao Estado, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, bem como reduzir o número de acidentes na BR-163”, finalizou o presidente da CCR MSVia.