Conta de energia pode ficar mais cara a partir de amanhã
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decide nesta terça-feira (07) o terceiro reajuste da tarifa de energia elétrica deste ano dos mais de 900 mil consumidores atendidos pela Energisa/MS.
O percentual deve ficar entre 8% e 10%, que juntos aos 27,9% de aumento extraordinário na tarifa de energia do mês passado mais a bandeira tarifária de R$ 5,50 a cada 100 quilowatts/hora o aumento deve ficar próximo dos 50% de janeiro pra cá.
Este aumento que vai ser decidido amanhã e começa valer na quarta-feira poderia ser ainda maior, mas foi amenizado por meio de um subterfúgio contábil para postergar a diferença que será paga depois.
Serão seis pontos percentuais ao ano, nos próximos quatro anos e meio, por causa do socorro ao setor elétrico, que custará aos consumidores de todo o País R$ 37,417 bilhões, conforme decisão da semana passada da Agência.
O valor refere-se aos empréstimos bancários feitos pelo governo federal para socorrer as distribuidoras e evitar alta nas contas de luz no ano passado. Essas despesas foram geradas pela disparada no preço do insumo em razão de falta de chuvas e consequente queda no volume das principais hidrelétricas do País.
Fonte: Correio do Estado