CRAS Cerrado realiza oficina no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Cerrado realizou, no dia 30 de setembro 2019, segunda-feira à tarde, a Oficina “Direitos da Pessoa com Deficiência”, que teve como público pessoas com deficiência e seus familiares referenciados no território do CRAS Cerrado.
Durante o evento a facilitadora Ana Paula Pacheco, Assistente Social do CRAS Cerrado, explanou, de forma clara e objetiva, o contexto histórico no mundo e no Brasil, dos enfrentamentos e desafios vivenciados pelas pessoas com deficiência e família até os momentos atuais, enfatizando os direitos garantidos por Leis, proporcionando momentos de conhecimentos e reflexões.
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da inclusão social. Assim, as famílias presentes foram orientadas a procurarem os CRASs quando sentirem necessidade, para que possam ser acolhidas, orientadas e também encaminhadas para demais políticas públicas e/ou serviços de acordo com sua necessidade.
Dia nacional – O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.
Fonte: Assecom PMCS