CRAS Esperança realiza reunião socioeducativa do PBF
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou na terça-feira (12) mais uma reunião com um grupo de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Famílias referenciadas no território do CRAS Esperança participaram e demonstraram muito interesse no assunto abordado, participando efetivamente da palestra.
Após a abertura da reunião pela Gestora do PBF, Márcia Lopes, o encontro foi conduzido pela psicóloga do CREAS Ipê e Gestora do PRONATEC, Katiusce Nogueira, que abordou o tema “Entrevista de Emprego e Currículo – Como apresentar-se bem numa entrevista e conquistar sua vaga no mercado de trabalho: do currículo à postura”.
Tendo em vista a necessidade de elaborar com as usuárias dos Serviços Sócio assistencial e suas famílias, meios de readequar suas posturas frente às exigências do mercado de trabalho atual, a psicóloga Katiusce elaborou uma série de dicas e levantou com elas situações em que tivessem que repensar algumas das principais queixas do mercado de trabalho, quanto à postura no momento da entrevista de emprego e, mesmo até, após a assunção da vaga de trabalho, tais como:
* O uso inadequado do celular, por exemplo: quando um cliente chega e pede uma informação, ele deve ser prontamente atendido, e não ter que esperar, até que o atendente termine de enviar sua mensagem ou postar em mídias sociais;
* A roupa mais adequada no momento de uma entrevista de emprego;
* A postura correta e as respostas esperadas por quem entrevista;
* Linguagem corporal mais adequada;
* Uso de acessórios, perfumes, etc.;
* Elaboração de um currículo simples e eficiente, contendo informações cruciais para o empregador;
* Qualificação para o mercado de trabalho, onde tiveram acesso a uma listagem de sites que oferecem qualificação gratuita e de ótima qualidade, para quem queira e precise melhorar sua empregabilidade.
Essas e muitas outras questões foram levantadas e analisadas em conjunto com as mulheres presentes, tendo em vista uma preparação para o mercado de trabalho sul-chapadense, que hoje padece por não encontrar mão de obra qualificada, como em muitos outros lugares do país.
Uma das metas da administração municipal é desenvolver políticas públicas para as famílias beneficiárias dos projetos do governo federal, como o Programa Bolsa Família. Pensando desta forma, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CRAS Esperança, realiza um acompanhamento sistemático das famílias que recebem o benefício, identificando necessidades e auxiliando nas deficiências de cada uma.
Seguindo esta linha, o CRAS Esperança realiza periodicamente algumas palestras às famílias que recebem o benefício, tudo isso, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida, dar acesso às informações e efetivar a inclusão social das mesmas.
ASSECOM