O CTG Cultivando a Tradição de Chapadão do Sul (MS) realizou no último final de semana, dias 11 e 12 de setembro, mais um concurso de Peões e Prendas. Ao todo, 14 candidatos disputaram vagas nas categorias pré-mirim, mirim, juvenil, adulto e xirú.
O evento teve a coordenação de Doda Rauber, 2ª Prenda do MTG/MS e Douglas da Rosa, 2º Sota-capataz do CTG Cultivando a Tradição e membro do Conselho Fiscal do MTG/MS, e e contou com a colaboração dos professores Rodrigo e Marília Vargas. Foram julgadores: Farid Molas, 1º Peão do MTG/MS, Daiana Pereira, Pedro Garcia, 1º Peão do CTG Querência da Saudade e Rosângela Dias, 1ª Prenda, também do CTG Querência da Saudade, todos vindos de Ponta Porã (MS) especialmente para a avaliação dos participantes.
Com exceção dos candidatos Pré-Mirim, todos os demais foram sabatinados em história e cultura brasileira, sul-mato-grossense e rio-grandense. Em seguida foram submetidos à prova de habilidades em artesanato, culinária, conhecimentos musicais, além da poesia e declamação.
O anúncio e a premiação dos vencedores aconteceu na tarde deste domingo (13), após o almoço de abertura da Semana Farroupilha. A solenidade foi marcada por muita emoção, especialmente na categoria Prenda Juvenil, em que houve um empate na somatória geral de notas de duas candidatas. Nesse caso, segundo as normas do concurso, é considerada vencedora a candidata mais velha.
Veja abaixo os Peões e Prendas que representarão o CTG Cultivando a Tradição no período de 2015/2017.
Pré-Mirim
– 1ª Prendinha: Júlia Vargas
– 1º Piazito: Gabriel Vargas
Mirim
– 1ª Prenda: Mariah Borhz Santos;
– 2ª Prenda: Maria Eduarda Sartori;
– 3º Prenda: Dora Rafaela Korbes Rauber
– 1º Peão: Joao Victor Fernandes Skrzypckzak;
– 2º Peão: Calison dos Santos;
– 3º Peão: Lucas Matiel Figueiredo.
Juvenil
– 1ª Prenda: Jakeline Aparecida Rodrigues Modesto;
– 2ª Prenda: Luiza Neckel Rufino;
– 1º Peão: Davi Eduardo Korbes Schwengber.
Adulto
– 1º Peão: Anderson Suhre
Xirú
– 1ª Prenda: Rosa Margaret Korbes Rauber;
– 1º Peão: Alex Sandro Martimiano Moreira.
Na Adulta na houve concorrentes femininas, portanto o CTG continua sem uma 1ª Prenda na categoria.
Prendas e peões têm como finalidade a preservação e a valorização da cultura gaúcha. Cabe a eles orientar as pessoas quanto ao movimento Tradicionalista, ser prestativo na sua função, pois é um dos mais altos representantes da Tradição, sendo a vitrine da cultura tradicionalista.
Durante o concurso, realizado no salão principal do CTG, os socorristas voluntários da Cruz Vermelha, Gabriel Schultz, Lázara Alves, Thalita Assunção e Marlúcia, em comemoração ao Dia Mundial de Primeiros Socorros, prestaram todo o apoio aos participantes e visitantes, na aferição de sinais vitais.
A Presidente da Câmara de Vereadores, Sônia Maran, presente à solenidade de abertura, fez questão também de participar da premiação aos novos representantes do CTG. Disse a vereadora estar realizando um sonho. Pela primeira vez vestir uma pilcha gaúcha e sentir-se uma verdadeira prenda.
CLIQUE AQUI e veja a galeria de fotos.