A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil faz um alerta à população para a possibilidade de ocorrência de tempestades com vendaval em Chapadão do Sul nesta quarta-feira (15), podendo se estender até a noite da sexta-feira (17).
Salienta o Coordenador Valdir Pivatto, que poderá ocorrer ventos entre 20 e 60 km horários, com chuva de, aproximadamente, 30, 60 e até 80 milímetros. Caso a previsão se concretize, a população deve estar atenta para a probabilidade de alagamento, especialmente nas regiões mais baixas da cidade.
“Alertamos aos moradores para não permanecerem próximos a árvores, sob o risco de serem atingidos por galhos e até mesmo descargas elétricas. O perigo é o mesmo para veículos estacionados nesses locais. É, portanto, desaconselhável permanecer no interior desses veículos, sob a ameaça de ser atingido também por queda de raios e granizo, além dos cabos de eletricidade que podem se romper”.
“Alertamos ainda para observarem as residências, manterem-se vigilantes e, em caso de perigo eminente, afastar-se de telhados que podem se desprender. Retirar das tomadas os aparelhos elétricos e evitar transitar pelas ruas em caso de ventania”.
Caso algum fenômeno desses aconteça e se encontrar em perigo, ligue imediatamente para um dos números abaixo:
Polícia Militar – 190
Corpo de Bombeiros – 193
Cruz Vermelha – (67) 9 9901-6830
Defesa Civil – 199
Deve se evitar locais com de risco para acidentes, alagamentos, como sob os viadutos que ligam o centro ao Parque União.
Explica a meteorologia que a instabilidade no clima se deve ao avanço de uma frente fria, aliada ao alto índice de umidade, além do deslocamento de cavados, fenômenos meteorológicos caracterizados pela baixa pressão atmosférica que favorecem a formação de nuvens e chuva e grande intensidade.
Assina a nota o coordenador da Defesa Civil em Chapadão do Sul, Valdir Pivatto.