Recomeço. Essa é a palavra que tem identificado o povo mineiro em sua batalha para recomeçar sua vida, afetada pela lama. O trabalho de limpeza das cidades está sendo realizado por voluntários que se deslocam de vários lugares do Brasil e até de outros países, como a Holanda, para ajudarem.
A Jocum – Jovens Com Uma Missão, é uma instituição missionária que está com equipes de jovens de Contagem (MG), Belo Horizonte (MG) e Maringá (PR), o Movimento A Bíblia em cada casa, Igrejas, e inúmeras pessoas, estão unidos para ajudar o povo mineiro a se reerguer. O trabalho está sendo em tudo que é necessário. Além do trabalho humanitário e social, são realizadas ações que levem conforto espiritual às comunidades, através de projetos missionários.
A sensibilidade das pessoas com a tragédia vivida por Minas Gerais tem repercutido e resultado em doações de alimentos, roupas, água que tem suprido nesse momento a necessidade das pessoas. São realizadas entregas de cestas básicas, limpeza de casas que foram invadidas pelo barro, assistência às vítimas dessa catástrofe, com o objetivo de ajudá-los a reconquistar o que perderam.
“Caminho pela rua, agora coberta de lama, e do meu lado segue D. Maria Severina (58) que perdeu sua casa, e com muitos filhos, carrega em seus braços o neto, e nesse esforço, me diz, com um olhar determinado, que não vai desistir. Num rosto marcado pelo tempo de trabalho pesado, mostra as mãos calejadas, de onde veio o sustento da família, e agora, em seus braços finos, reúne forças para ajudar sua família. Recursos? “Não temos, minha fia, mas a gente sabe trabalhar né. Esse menino precisa um dia estudar, e vou ajudar”. Relatos como esse me fazem lutar para que a maior revolução seja do amor sempre, pois move pessoas e muda situações”.
O homem não tem como saber quando ocorrerá uma catástrofe, mas quando essas situações acontecem, há a oportunidade de ajudar seu semelhante a se reerguer. E o brasileiro jamais desiste de lutar, e a cada obstáculo dá jeito de seguir em frente. Em meio à lama o sentimento de união paira no ar, independentemente de crença ou cultura, as pessoas lado a lado sejam com uma enxada na mão ou subindo colinas para entregar alimentos e água, todos com o mesmo objetivo, reconstruir a história do povo mineiro.
Por: Lucineia Santos (texto e imagens)