Centenas de fieis católicos lotaram o salão principal do CTG Cultivando a Tradição, de Chapadão do Sul, no último sábado (16), para a Missa Crioula, celebrada pelo pároco Padre Maurílio.
Missa católica adaptada à linguagem, ritmo, estilo e símbolos tradicionalistas gaúchos, a Celebração, marcada por demonstrações de fé, devoção e amor às origens, emocionou a muitos dos presentes, gaúchos ou não, além da decoração especial do recinto, os ritos litúrgicos, com cantos, danças, poesias e oferendas.
Um dos momentos mais emocionantes da Missa relembra o episódio, talvez, mais marcante da história Riograndense, a guerra entre Maragatos e Chimangos. Os lenços, vermelho e branco, entrelaçados na cruz simbolizam a compreensão e a paz entre àqueles que, no passado, guerrearam em defesa de seus ideais políticos.
Em sua pregação, Padre Maurílio ressaltou o amor do gaúcho às suas origens, à terra natal e o respeito mútuo.
Na vida, a sociedade, mais que o indivíduo, constitui a principal força na luta pela existência. Mas, para que o grupo social funcione como unidade, é necessário que os indivíduos que o compõem possuam modos de agir e de pensar coletivamente. Isto é conseguido através da “herança social” ou da “cultura”.
Toda a cultura ensina ao indivíduo, desde a infância, a maneira como comportar-se na vida grupal e graças à tradição, essa cultura se transmite de uma geração a outra, capacitando sempre os novos indivíduos a uma pronta integração na vida em sociedade.
Veja algumas imagens da Celebração.