Na última sexta-feira (3) as visitadoras do Programa Criança Feliz receberam uma capacitação com o objetivo de agregar mais conhecimentos e potencializar as ações desenvolvidas no acompanhamento familiar.
O Criança Feliz tem suas ações coordenadas e mantidas pela administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, e seu objetivo é fortalecer o vínculo e o desenvolvimento infantil.
As visitas domiciliares fortalecem as ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria das Dores Zocal Krug, a capacitação teve como tema “Guia de visita domiciliar” e foi aplicada pela coordenadora do Programa Criança Feliz, Eleise Alves, que compartilhou seus conhecimentos com a equipe.
Segundo a coordenadora, esse curso foca no aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos na Visita Domiciliar, visando o desempenho de funções com desenvoltura, ética e conhecimento dos assuntos relacionados às políticas públicas sociais, tendo em vista a garantia da efetividade do serviço prestado.
O Programa Criança Feliz, Governo Federal, tem como público prioritário, gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada – BPC e suas famílias, crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.
O objetivo do Programa Criança feliz é auxiliar as famílias, especialmente a pessoa que cuida e acompanha o desenvolvimento da criança no seu dia a dia, as visitas semanais das profissionais, sugestões de metodologias de atividades interativas com os pequenos, desde a fase da gestação ao nascimento, até os 3 anos de idade, ou até os 6 anos, no caso de a criança receber o Benefício de Prestação Continuada, (BPC), tem significado um ganho na promoção do fortalecimento dos vínculos familiares.
O Programa Criança Feliz é um dos serviços vinculados aos CRAS e busca interagir com as equipes intersetoriais com o objetivo de atender as famílias em sua integralidade.
Fonte: Assecom Prefeitura