DestaqueEducação

Escola Profª Lúcia Gonçalves muda de nome antes mesmo da inauguração

Estado decretou que Escola Augusto Krug ocupará as novas instalações

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul autorizou a transferência da Escola Estadual Augusto Krug Netto, para o prédio da Escola Professora Lúcia Gonçalves do Carmo, em Chapadão do Sul.

O prédio da Escola Estadual Augusto Krug Netto será utilizado pela Secretaria Municipal de Educação de Chapadão do Sul e, segundo o Secretário Municipal de Educação, Guerino Perius, no local deverá ser implantada mais uma escola em tempo integral para alunos do ensino fundamental. A experiência da primeira em tempo integral no Município é um sucesso e motiva o secretário Guerino a planejar a segunda.

Após a entrega do prédio e antes da ocupação, a prefeitura deverá promover uma reforma nas instalações. Provavelmente, o local somente estará em condições de receber os alunos no próximo ano letivo.

A mudança da Augusto Krug Netto levou a Secretaria de Estado de Educação a publicar um decreto mudando o nome da nova escola. Com a publicação, a Escola Estadual Professora Lúcia Gonçalves do Carmo, que não chegou a entrar em funcionamento por falta de conclusão da obra, deixa de funcionar. O nome atribuído àquela que seria a nova escola estadual foi uma homenagem à professora de Chapadão do Sul falecida em 9 de fevereiro de 2013.

 Homenagem adiada

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou o Projeto de Lei 02/2015, de autoria da deputada Mara Caseiro, denominando Professora Lúcia Gonçalves do Carmo o nome da nova escola estadual, na época já em construção em Chapadão do Sul.

Após mais de quatro anos de obra, finalmente a nova escola será inaugurada, mas infelizmente a homenagem à Professora Lúcia Gonçalves do Carmo não será efetivada, já que a Augusto Krug Netto ocupará o espaço.

Na quarta-feira, 29 de maio, dia de abertura da 27ª Exposul, o novo prédio será inaugurado e entregue pelo Governador Reinaldo Azambuja, mas já autorizado o funcionamento da Augusto Krug Netto no local.

O Secretário Municipal de Educação, Guerino Perius disse que questionou a Secretaria de Estado pela mudança do nome e foi informado que isso se deu por necessidade de usufruir dos recursos do Fundeb. Tal recurso, importantíssimo para a educação, é baseado no funcionamento da escola no ano anterior. Caso ficasse como Escola Estadual Professora Lúcia Gonçalves do Carmo, o Estado perderia os recursos do Fundeb da Escola Augusto Krug Netto.

De acordo com Guerino, a Secretaria de Estado informou ainda que a família da professora homenageada teria sido informada da mudança, fato negado pelos familiares, que estão revoltados com a retirada da homenagem, mesmo antes da escola entrar em funcionamento.

Fonte: JovemSulNews / Redação

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima