A partir desta quinta-feira (1°) está liberada a pesca em todos os rios do Estado e da União, exceto nos rios onde permanentemente a pesca não é permitida e, em alguns locais especiais, como distâncias definidas de cachoeiras, corredeiras e barragens de usinas hidrelétricas e outros.
A PMA inicia uma nova fase da fiscalização com a pesca aberta no Mato Grosso do Sul. Apesar de ser o período de defeso extremamente crítico, durante a piracema a fiscalização foi focada no monitoramento dos cardumes principalmente nos pontos em que eles são mais vulneráveis, como cachoeiras e corredeiras, onde a PMA instala postos fixos 24h durante a Operação.
A Piracema começou no dia 5 de novembro do ano passado e termina nesta quarta-feira (28). Neste período, em Mato Grosso do Sul, o número de pessoas autuadas foi inferior à operação passada, em 12,5%. Foram 56 autuações contra 64 na operação anterior, dessas, 48 em flagrante, com um total de 1.919 kg de pescado apreendidos e R$ 181.200 em multas aplicadas.
Portal MS