Após a Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul liberar a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 11 anos, sem comorbidades, a estudante Maria Luiza Martins Passos foi a primeira a se submeter à imunização com a Pfizer Infantil.
Maria Luiza compareceu logo cedo à ESF Flamboyant, acompanhada dos pais, Geraldo Galindo e Joélita Martins. Para a mãe, Joélita, a imunização nesta faixa etária é muito importante para evitar o contágio ou até mesmo amenizar a ação do coronavírus.
Baixa adesão
Apesar de todos os esforços do Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde, no sentido de divulgar o início da vacinação desta faixa etária e a importância da imunização, ainda é baixa a procura pelo imunizante nas quatro ESF’s do município.
Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, a vacinação para menores de 18 anos contra a Covid-19 vem se tornando uma das questões mais levantadas como o aumento de casos no grupo e com agências sanitárias de diversos países aprovando o uso da vacina para crianças.
Afirma ainda a OMS que os imunizantes receberam a liberação de rigorosas autoridades regulatórias, são seguros e eficazes na redução da carga da doença nesses grupos etários, mesmo assim, a população ainda não tem total confiança e, por isso, a baixa procura pela vacina.
Desde esta terça-feira (18), a vacinação infantil contra a Covid-19 para a faixa etária de 5 a 11, anos com morbidades ou deficiências permanentes, e para todas as crianças com 11 anos, está liberada em Chapadão do Sul. A imunização deste público ocorre nas ESF’s Sibipiruna, Flamboyant, Saúde Lar e Esperança.