Evitar retrocessos e valorizar o agro brasileiro foi tema de palestra na abertura da 30ª EXPOSUL
O Sindicato Rural realizou nesta quarta-feira (29) a solenidade de abertura da 30ª EXPOSUL (Exposição Agropecuária e Industrial de Chapadão do Sul).
Em um protocolo diferente dos anos anteriores, a cerimônia teve início com uma palestra com o ex-ministro da Agricultura no governo Collor, o médico veterinário e produtor rural Antônio Cabrera. O ex-ministro falou sobre os retrocessos do governo federal e citou como exemplo a polêmica importação de carne da antiga União Soviética, na década de 80, que ficou conhecida como “carne de Chernobyl”. Atitudes do governo federal que, segundo Cabrera, interferem no bom andamento da economia e, principalmente no agronegócio brasileiro, se referindo também à intenção de importação desnecessária de milhares toneladas de arroz que o governo Lula pretende fazer. Esse retrocesso, segundo o ex-ministro, não pode acontecer, para evitar qualquer interferência do governo na economia e, principalmente no agronegócio.
A valorização do agronegócio brasileiro foi outro tema abordado pelo ex-ministro. Sua relevância é grande, pois desempenha um papel essencial no fornecimento de produtos tanto para a nossa população quanto para o mundo. O Brasil tem grande destaque como um dos principais países exportadores agrícolas do planeta.
O evento de abertura contou ainda com a participação de diversas lideranças políticas estaduais e federais, como a dos deputados Paulo Correa e Gerson Claro, Rodolfo Nogueira e da senadora Tereza Cristina.
O presidente do Sindicato Rural, Walter Schlatter, em um discurso emocionado, agradeceu a todos os parceiros da EXPOSUL, à diretoria e àqueles que sempre acreditam no potencial da feira, investindo tempo e energia para torná-la um dos principais eventos da agenda regional. “Essa edição está ainda mais especial, pois celebramos 30 anos de muitas conquistas do nosso setor e os avanços da Exposul. Agradeço a cada um que vem contribuindo com essa agenda em todos esses anos”, disse o presidente. Walter destacou a importância do Sindicato Rural na sociedade, especialmente como um polo de ensino gratuito em parceria com o Sistema FAMASUL e SENAR/MS.
A senadora Tereza Cristina, uma grande parceira de Chapadão do Sul, parabenizou a diretoria do Sindicato Rural por conseguir, ano após ano, se diferenciar e elevar o nível da feira. “Mato Grosso do Sul hoje pode se orgulhar de ser um estado que está na dianteira de muitas coisas, sendo exemplo na produção, na sustentabilidade e na gestão”, ressaltou a senadora. A presença da senadora abrilhantou ainda mais a abertura oficial, que frisou o seu apreço e carinho pelo amigo Walter Schlatter.
Lucas Galvan, superintendente do Senar/MS, destacou a importância e a pujança da EXPOSUL. “Ressalto a importância que o sindicato rural destina para a capacitação dos produtores rurais, e o avanço de Chapadão do Sul evidencia o quanto o conhecimento pode impulsionar o agro de uma região”.
Participaram também da abertura o chefe da Casa Civil, Eduardo Rocha (representando o governador Eduardo Riedel), o presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, o prefeito municipal João Carlos Krug, o presidente da Câmara, Alírio Bacca, o vice-presidente do Sindicato Rural, Maiquel de Gasperi, o presidente da AMPASUL, Darci Boff, o presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen
A 30ª EXPOSUL começou com o pé direito, reafirmando seu papel de destaque no agronegócio e na cultura regional.
A 30ª EXPOSUL acontece anualmente em Chapadão do Sul e reúne grandes nomes do agronegócio, além de movimentar o comércio local e mobilizar cantores renomados nacionalmente.
A 30ª EXPOSUL começou no dia 28 de maio e segue até o domingo, 2 de junho.
Programação para esta quinta-feira (30)
Imagens do evento de abertura.
Fonte: Marcos Oliveira e Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural