A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, em parceria com o Sesi, Sebrae e ACE, a fim de garantir a proteção contra as formas graves da H1N1 e para contribuir na avaliação de saúde de problemas respiratórios que possam caracterizar a Covid-19, realizou campanha de vacinação contra a H1N1 nas últimas semanas, para colaboradores e empreendedores do comércio local, de forma gratuita.
Para evitar aglomerações, as vacinações aconteceram nas próprias empresas cadastradas. Ao todo foram aplicadas 1400 doses da vacina H1N1 e foram atendidas 360 empresas dentro do município.
É importante ressaltar que a vacina disponibilizada garante proteção contra as cepas definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Hemisfério Sul em 2021, incluindo a H1N1. E por ser na apresentação monodose, ou seja, a seringa já vem preenchida com a dose, o risco de contaminação é zero.
Segundo o secretário da Sedema, José Teixeira Junior, a ação é importante para proteger, diferenciar e prevenir doenças respiratórias além de trazer mais segurança aos comerciantes e trabalhadores que estão na linha de frente durante a pandemia:
“Neste momento, em que enfrentamos uma pandemia de Covid-19, a vacinação contra gripe comum é fundamental. Isto porque em pessoas imunizadas é mais fácil identificar novos casos suspeitos da doença respiratória provocada pelo coronavírus, já que os sintomas das duas doenças são parecidos. E para a Prefeitura Municipal, a proteção do comércio local começa com os cuidados preventivos com a saúde do trabalhador que está na linha de frente”, finaliza.
Os empreendedores receberão também consultoria para a implantação dos protocolos de biossegurança que inclui, além do planejamento para a adequação do espaço físico, um acompanhamento mensal até dezembro deste ano. Também será disponibilizado o acesso à plataforma Viva+, voltada para a gestão de Saúde e Segurança do trabalho, e será realizada a aplicação de vacinas contra H1N1 para todos os colaboradores registrados pela empresa.
Mais informações sobre a ação podem ser obtidas na Secretaria e Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do telefone 3562-1821.
Fonte: Assecom