Gerais

Faça sua parte: lixo eletrônico pode ser descartado corretamente no Dia da Oportunidade

A Prefeitura de Chapadão do Sul informa à população que hoje, quarta-feira (23), é a última oportunidade para o descarte correto de lixo eletrônico, através da parceria com o Sebrae-MS e Cidade Empreendedora, pelo Recic.LE, Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul.

O caminhão está estacionado em frente ao Centro de Eventos do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, e ficará até às 19h30.

Podem ser descartados quaisquer tipos de eletroeletrônicos: computadores, celulares, LEDs, cafeteiras, cabos, acessórios de informática e qualquer outro aparelho que funcione através da eletricidade. Seja amigo do meio ambiente e descarte corretamente estes resíduos.

Lixo Eletrônico

Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos tóxicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública. Segundo o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), cerca de 70% dos metais pesados encontrados em lixões e aterros sanitários controlados são provenientes de equipamentos eletrônicos descartados incorretamente.

Um estudo do Centro de Ecologia Ann Arbor pesquisou 36 celulares de diferentes marcas e modelos, analisando a quantidade de componentes tóxicos presente nos aparelhos eletrônicos, como chumbo, bromo e cádmio. São elementos que desde sua extração até o fim da vida útil do produto causam potenciais danos ao meio ambiente e à saúde humana.

A logística reversa é um importante instrumento para gestão de resíduos. É definida na Política Nacional dos Resíduos Sólidos como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. A promulgação da PNRS fez com que as empresas se tornassem responsáveis pela logística reversa, neutralizando impactos ambientais e para a saúde humana decorrentes do descarte incorreto de resíduos.

Fonte: Assecom Prefeitura

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima