A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1991 o 1ª de outubro como Dia Internacional do Idoso. O objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população. Segundo o IBGE, o Brasil tem 29,3 milhões de pessoas na terceira idade.
Conforme o Estatuto, são consideradas pessoas idosas ou da terceira idade as que possuem 60 anos ou mais e, os direitos nele previstos, são relacionados ao tratamento perante a sociedade, à saúde digna, a uma boa qualidade de vida, entre outros.
Respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito. Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades, mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, disse a Secretária de Assistência Social Maria das Dores Zocal Krug e aproveita a oportunidade para agradecer a todos os idosos que compõe o Conselho Municipal de Direitos do Idoso, parabenizando-os pelo seu dia, externando seu carinho a todos os idosos sul-chapadenses.
Fonte: Assecom Prefeitura