A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza nesta quarta-feira (18) a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2015. A cerimônia terá início às 10h45 (horário de Brasília) e será transmitida ao vivo, direto da sede da instituição, em Brasília, pelas emissoras católicas de rádio e televisão. Após a abertura, haverá atendimento à imprensa.
Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a CF 2015 buscará recordar a vocação e a missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.
O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, presidirá a cerimônia. Estarão presentes representantes do governo e de entidades da sociedade civil. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias de Sousa; o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coelho; e a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke, confirmaram presença.
Na ocasião, será divulgada a mensagem do papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2015.t
Em Chapadão do Sul (MS), a partir das 19h00, na Igreja Matriz, o Padre Diomar Serafim celebra a Santa Missa com a imposição das cinzas.
A missa da Quarta-feira de Cinzas marca o início do período de preparação da Páscoa, a Quaresma. A imposição das cinzas na cabeça dos fieis expressa duas ideias: a de que somos criaturas mortais, frágeis, que “viemos do pó e ao pó voltaremos”, e, que somos chamados a converter-nos ao Evangelho de Jesus Cristo, e passarmos a agir de acordo com o Seus ensinamentos.