Sabia que ao entregar o Imposto de Renda, você pode ajudar instituições que prestam assistência a pessoas idosas, crianças e adolescentes? Esta doação tanto é possível, que também permite que instituições em todo o País tenham acesso a recursos geridos pelo Fundos Estaduais e Municipais, como o da Criança e do Adolescente e o da Pessoa Idosa.
Por conta disso, o Governo do Estado, por meio da Setescc (Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), incentiva esta iniciativa com a campanha em prol da doação via “Imposto de Renda Solidário”.
Segundo a secretária da Sead, Patrícia Cozzolina, é uma oportunidade que pessoas físicas e jurídicas, ao declarar o imposto de renda, têm de contribuir ainda mais com o desenvolvimento da sociedade e para que milhares de pessoas sejam beneficiadas e assistidas. “Esse mecanismo amplia o alcance das políticas públicas da assistência social e dos direitos humanos, atingindo pessoas e famílias em vulnerabilidade social”, diz Patrícia.
Como é em Chapadão do Sul.
Em Chapadão do Sul os recursos são destinados para o FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) ou FMDI (Fundo Municipal dos Direitos do Idoso) que é gerido pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e pelo CMDI (Conselho Municipal dos Direitos do Idoso), que tem composição paritária entre sociedade civil e membros governamentais. As entidades inscritas apresentarão projetos que serão analisados e, se aprovados, os recursos serão destinados as mesmas para execução das ações propostas. O Conselho também fiscaliza a execução destes recursos.
Esta é uma forma do contribuinte poder acompanhar de perto a utilização do seu imposto e beneficiar diretamente as crianças, adolescentes e idosos do município.
Procure seu contador e peça para que ele faça o trâmite necessário. É rápido, simples e você ainda irá ajudar as crianças, adolescentes e idosos, sem precisar tirar dinheiro a mais do bolso. Você apenas irá destinar o que iria para a União.
A Receita Federal já está, desde o dia 15 de março, recebendo a declaração anual do imposto de renda. O prazo para entrega vai até o dia 31 de maio.