Está dando o que falar a Indicação nº 11/2021, de autoria do novato vereador Marcelo do Bar, lida na Sessão desta segunda-feira (8), em que o mesmo pede ao Executivo Municipal de Chapadão do Sul que seja cedido um espaço apropriado para que a JUVENTUDE sul-chapadense possa se reunir para ouvir música e empinar moto.
Indicação n. 11/2021 Vereador Marcelo do Bar
INDICA-SE à Mesa, na forma regimental, e depois de ouvido o Douto Plenário de Deliberações, o envio de expediente ao Prefeito Municipal, João Carlos Krug, solicitando que seja cedido um espaço apropriado e seguro, para que a juventude sul-chapadense possa se reunir para ouvir música e empinar moto.
O nobre edil, em seu Ato Legislativo, não lembrou de dizer que esta prática de empinar motos, chamada de wheeling, surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 e no Brasil foi reconhecido como esporte em 2010. Marcelo fez uso da tribuna, porém, se esqueceu ou não quis justificar a sua Indicação. Poderia ter aproveitado o momento, já que o Chefe do Executivo Municipal, o prefeito João Carlos Krug, estava presente na Sessão.
Apesar de ser um esporte reconhecido, a grande maioria ainda criminaliza esta atividade que, se for praticada em via pública, gera autuação, uma multa gravíssima, sete pontos e habilitação apreendida, conforme a Lei nº 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro, em seu Artigo 174.
O jornalista Cesar Rodrigues já escreveu em 2015:
“O que muda é o local para a prática de um esporte que atrai milhares de jovens em todo o mundo. Chapadão do Sul possui excelentes pilotos, mas devido à falta de um local adequado são chamados de raladores e foras da lei, já que praticam suas manobras às escondidas, correndo o risco de serem presos”.
Uma dica aos amantes e praticantes deste esporte radical: organizem-se em associação, filiem-se em alguma Federação e, principalmente, separem o “joio do trigo”.