Os Ecopontos são instalações públicas de uso gratuito, que funcionam como locais intermediários para o descarte de resíduos, a fim de facilitar a destinação pela população, manter a cidade limpa e evitar o deslocamento até a Central de Tratamento de Resíduos – CTR – que está localizada a aproximadamente 7km do centro, sendo um projeto da SEDEMA, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
Os ecopontos recebem diversos materiais que muitas vezes acabavam sendo descartados irregularmente em locais públicos.
Quem pode utilizar os Ecopontos?
Apenas a população que gera pequeno volume de resíduo.
O que pode ser descartado no Ecoponto?
Pequenos volumes de resíduos que não são recolhidos pela coleta diária:
Entulho: tijolo, concreto, argamassa, materiais de construção (no máximo 1 m³ diário por gerador);
Bota fora: móveis, eletrodomésticos e eletrônicos;
Recicláveis: plástico, papel, papelão, vidro e metal;
Poda e galhada: grama, galhos, folhas e madeira.
Onde descartar cada resíduo?
As caçambas dos ecopontos possuem identificação, além disso, cada ecoponto possui um fiscal que acompanha o descarte dos resíduos e orienta o que é permitido e onde descartar.
A Prefeitura e a SEDEMA pedem que a população colabore com o uso correto do ecoponto e esteja atenta às placas, caso o fiscal não esteja presente no momento do descarte.
O que não pode ser descartado no ecoponto?
Lixo orgânico/doméstico;
Resíduo de oficina;
Lâmpadas, pilhas e baterias;
Resíduo de lava jato;
Ossos de animais;
Animais mortos.
Grandes geradores de resíduos devem levar o resíduo até a Central de Tratamento de Resíduos – CTR, não podendo descarregar nos ecopontos, LEVS ou nas vias públicas e terrenos baldios, sob pena de autuação pela fiscalização municipal.
A Central de Tratamento de Resíduos (CTR) da Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul está localizada à Avenida Presidente Juscelino Kubitschek e funciona de segunda a sexta-feira das 07h às 10h30 e das 13h às 16h30; nos sábados das 07h às 10h30.
A Prefeitura está intensificando a fiscalização dos ecopontos e o cidadão ou empresa que destinar resíduo perigoso ou fora das normas previstas na lei municipal poderá sofrer penalidades. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (67) 3562-1821.
Assecom