DestaqueSaúde

Início da vacinação contra a gripe é adiada no Mato Grosso do Sul

Problemas na fabricação e logística dificultam a distribuição das doses

Os inúmeros casos de gripe no estado vizinho, Goiás, deixam o sul-mato-grossense em alerta para o início do período de vacinação, adiado para o dia 23 de abril.

A imunização estava prevista para ocorrer a partir do dia 16 de abril, porém, entraves na fabricação e logística dificultaram a distribuição.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em 2018 foram notificados dois casos de influenza H1N1, dois casos de H3N2 e dois casos de influenza B. Além de um óbito confirmado por H3N2, em Campo Grande. A vítima, morta no dia 17 de março, tinha 58 anos e era do grupo de risco por ser diabética e hipertensa. Esta foi a primeira morte do ano por conta de gripe.

Em Goiás, a situação é muito mais grave. Adoeceram pelo vírus H1N1, 63 pessoas. Houve ainda seis casos de H3N2, vírus que causou surto nos Estados Unidos, onde 47 mil pessoas contraíram o micro-organismo. Ao todo, 423 goianos tiveram síndrome respiratória aguda grave (SRAG), um agravamento da gripe. Outros 162 casos estão em investigação. Oitos mortes ocorreram por causa da doença.

A campanha de vacinação vai acontecer até o dia 1º de junho. Em nota, a SES afirmou que ainda não recebeu as doses da vacina que serão encaminhadas pelo Ministério da Saúde. “A quantidade de doses só será informada quando a entrega for efetivamente realizada, o que deve acontecer em breve”.

Correio do Estado/Correio Braziliense

Mostrar Mais
EMBUTIDOS

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima