Início do uso obrigatório do extintor ABC será prorrogado novamente
Será adiado, mais uma vez, o prazo para o início da obrigatoriedade do uso dos extintores de incêndio veicular com carga ABC.
Deveria a medida entrar em vigor no dia 1º de julho, porém, um pedido de prorrogação para mais 90 dias foi feito pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, ao DENATRAN. O novo prazo entrará em vigor assim que o CONTRAN, Conselho Nacional de Trânsito, publicar a nova resolução.
Quando finalmente entrar em vigor, serão punidos com multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação, os motoristas que trafegarem com extintor que não seja do tipo ABC.
A troca pelo novo modelo, segundo o governo, é assegurar aos usuários maior segurança. Os novos modelos atendem todas as classes de incêndio. Um pó especial combate incêndios em materiais sólidos, líquidos e energizados.
A nova regra aplica-se a veículos de passeio, caminhonetas, utilitários, caminhões, ônibus, micro-ônibus e triciclos com cabine fechada.
O não uso deste equipamento é considerada falta grave e além da multa e dos pontos na CNH, fará com que o veículo fique retido até a regularização.