DestaquePolítica

João Carlos Krug é o preferido da população de Chapadão do Sul, segundo pesquisa do IPEMS

Pesquisa divulgada pela imprensa da Capital, nesta sexta-feira (12), mostra grande vantagem do candidato a prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, na intenção de votos da população.

A pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul Ltda (IPEMS), aponta o ex-prefeito Krug (PSDB) com 67,71% dos votos, contra 17,42% de Walter Schlatter (PMDB). Se a eleição fosse hoje João Carlos Krug estaria eleito com uma vantagem de 50,29 pontos percentuais sobre o seu principal adversário. Graciano do PSOL, o outro candidato, aparece com 3,26% e indecisos, brancos e nulos somam 11,61%. A pesquisa foi realizada no período de 6 a 7 deste mês com 250 eleitores acima de 16 anos. A margem de erro é de 6,20 pontos percentuais para mais ou para menos sobre o resultado encontrado no total da amostra. O grau de confiança é de 95%.

Com eventual vitória nas eleições, João Carlos Krug assumiria, pela terceira vez, a Prefeitura de Chapadão do Sul. Ele já administrou a cidade no pequeno período de 1999 a 2000 com a cassação do mandato do prefeito Edwino Schutz. O tucano era vice-prefeito na época. Ele foi reeleito em 2000 e permaneceu no poder até 2004. Ano seguinte transmitiu o cargo para o seu primo Jocelito Krug (PTB), aliado político. 
Nas eleições de 2012, João Carlos Krug foi derrotado pelo atual prefeito Luiz Felipe de Barreto Magalhães (PDT) na sua tentativa de voltar a administrar a cidade. O fracasso da atual administração acabou favorecendo o candidato do PSDB a se tornar preferido do eleitoral na disputa pela sucessão em Chapadão do Sul.

A pesquisa do Ipems mostra o reconhecimento de 26,85% do eleitor à competência e preparo de Krug para administrar o município. Já o seu rival, Schlatter, foi destacado pelo mesmo motivo por 13,99% dos entrevistados.

ESPONTÂNEA

A pesquisa do IPEMS indica ainda o favoritismo de João Carlos Krug na manifestação espontânea do eleitorado de Chapadão do Sul. Baseado neste quesito, o candidato tucano recebeu apoio de 28,77% dos eleitores determinados a votar pela sua volta à prefeitura. O seu adversário, Walter Schlatter, foi citado por 8,54%, enquanto Graciano do PSOL por 1,64%. O levantamento indica, ainda, 59,50% dos eleitores indecisos. Mas quando o eleitor é estimulado a escolher o candidato, cai bastante o número das pessoas com opinião não formada sobre o processo eleitoral.

Ainda de acordo com o Instituto, apenas 4,05% dos entrevistados não votaria em Krug, contra 15,54% de rejeição a Walter Schlatter. Nesse quesito Graciano do PSOL lidera com 23,03%.

A pesquisa do IPEMS está registrada na Justiça Eleitoral sob nº MS-04496/2016, de acordo com a Resolução TSE nº 23.453/Eleições 2016.

Correio do Estado

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima