Jovens e adolescentes de Chapadão do Sul, em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Prestação de Serviços à Comunidade – PSC e Liberdade Assistida – LA, terão mais uma atividade cultural, com o lançamento do Projeto Reintegrando, onde serão oferecidas aulas de música.
O projeto foi lançado oficialmente nesta terça-feira (23), com a entrega dos instrumentos musicais. Será o projeto desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria de Assistência Social, através do CREAS, CMDCA e Secretaria de Cultura e Esporte.
Para as aulas foram adquiridos instrumentos musicais com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, oriundo de doações de Imposto de Renda solidário. Os instrumentos são:
10 Violões Elétricos (Cordas de Nylon)
10 Estantes de Partitura
10 Pastas catálogo
04 Carrons (Instrumento de Percussão)
Saiba mais sobre o projeto:
Objetivo Geral
O Projeto visa atender adolescentes e jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Prestação de Serviços Comunidade – PSC e Liberdade Assistida – LA, as quais foram instituídas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA (Lei Federal Nº8.069/90), promulgado na década de 1990, como uma medida que abrange aspectos educacionais e sancionatórios e que tem a função de possibilitar aos adolescentes atividades que lhe permitam repensar a vida e criar um novo projeto com autonomia e singularidade e por meio deste projeto municipal, oferecer aos mesmos opções culturais que propiciem a ressocialização na sociedade através da música e das artes.
Objetivos Específicos
- Ministrar aulas de violão, canto, percussão e teatro aos adolescentes e jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (PSC e LA) duas vezes por semana;
- Promover apresentações culturais realizadas exclusivamente com os adolescentes e jovens participantes do projeto para toda a comunidade;
- Incluir os adolescentes e jovens nas atividades do Projeto Música e arte, bem como nos recitais a serem realizados pelo projeto.
- Definição de atividades
Duas vezes por semana serão ministradas as aulas previstas no projeto. Com duração de uma hora cada aula, o profissional responsável pelas atividades promoverá uma “cultura de paz” onde todos deverão interagir-se e assim formar uma rede de amigos.
Cronograma de atividades
As aulas serão ministradas todas as segundas e quartas-feiras com início às 17h na sede da Secretaria de Cultura e Esporte.
Estão previstas duas apresentações culturais anuais exclusivas dos alunos, que poderão contar com a participação de convidados ou não.
Os alunos ainda participarão de um recital anual do projeto Música e Arte como convidados, podendo ou não ter apresentações exclusivas, ou a participação na apresentação dos alunos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal