Na noite desta terça-feira (25), após uma denúncia do vigilante da Praça de Eventos, a Polícia Militar se deslocou até o local, no Centro de Chapadão do Sul (MS), onde seis jovens, entre eles cinco menores, faziam uso de narguilé e maconha.
Todos foram encaminhados ao quartel da PM e o maior de idade foi enquadrado por Corrupção de Menores, Desobediência, Porte e Tráfico de Drogas.
Com o grupo os policiais encontraram ainda aparelhos celulares com fotos de jovens armados e consumindo drogas. Deste grupo dois integrantes já foram detidos anteriormente por tráfico.
Declarou a testemunha que pediu aos jovens que não fizessem “aquilo” naquele local, já que é uma praça pública e ele é o responsável por zelar do ambiente. Diante da recusa, o vigilante, ao perceber que o grupo, além do narguilé fumava também maconha, não teve alternativa senão a de chamar a Polícia.
Chapadão do Sul (MS) possui uma Lei, de autoria do vereador Elton Silva, aprovada pela Câmara e sancionada pelo Prefeito Municipal, que proíbe o uso de narguilé em locais públicos. Após cerca de um ano da aprovação da Lei este é o primeiro caso registrado pela Polícia.
É um cachimbo de água utilizado para fumar tabaco aromatizado. Além desse nome de origem árabe também é chamado de hookah (na Índia e outros países que falam inglês),shisha ou goza (nos países do norte da África), narguilê, narguila, nakla, maguila, arguile,naguilé etc. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia.
Os efeitos à saúde causados pelo fumo do tabaco são largamente conhecidos e se aplicam também ao uso do narguilé, contrariando a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo à saúde. Recentes estudos, inclusive, indicam que seu uso pode ser ainda pior para a saúde do que o cigarro.
Além do mais, a Organização Mundial de Saúde alerta que a fumaça do narguilé contém inúmeras toxinas que podem causar câncer de pulmão, doenças cardíacas entre outras. E que, em uma sessão de narguilé – que pode durar de vinte minutos a uma hora – a quantidade de fumaça inalada corresponde a mesma inalada ao se fumar 100 cigarros comuns. (Wikipédia)
Fotos: Chapadense News