Um coquetel reuniu nesta quinta-feira (21), no Galpão Crioulo do CTG Cultivando a Tradição, em Chapadão do Sul (MS), mais de uma centena de pessoas para novamente homenagear o desbravador e fundador do município, o Comendador Júlio Alves Martins.
Devidamente pilchado, de bota, bombacha e lenço maragato atado no pescoço, Júlio Martins assistiu às apresentações das Invernadas Pré-Mirim e Juvenil de Danças Tradicionais do CTG, sob o comando dos professores Jaime e Gabriel.
Mas, a atração principal da noite ficou para os artistas gaúchos Valdomiro Mello, o trovador do Brasil, e seu parceiro de música, o cantor e acordeonista Mancha Branca.
Entre as apresentações da dupla, uma em especial chamou a atenção de todos os presentes, em particular do Comendador. Uma canção composta por Valdomiro Mello e, pela primeira vez apresentada em público, retrata a saga do desbravador Júlio Martins.
O idealizador deste encontro histórico foi o ex-patrão e agora vereador Toninho Assunção. Segundo ele, essa canção foi composta há cerca de 20 anos, porém, nunca houve oportunidade de apresentá-la ao homenageado.
Recentemente, durante a Semana Farroupilha em Porto Alegre, Toninho encontrou-se com Valdomiro Mello e ambos combinaram que quando o artista viesse ao centro-oeste para cumprir agenda de shows, passaria por Chapadão do Sul para, finalmente, mostrar a sua obra ao público e, especialmente, àquele que serviu de inspiração ao compositor.
Toninho Assunção, mesmo com problemas de saúde, fez questão de estar presente à confraternização e reuniu toda a família para registrar esse momento.
Também prestigiaram o evento, o vereador Paulo Lupatini, o patrão do CTG, Gerson Schwengber e esposa Ana, a Diretora de Cultura do Município, Joélita Martins, e o secretário adjunto da SEDEMA, André dos Anjos.
Trovadores, como Renato Kruel e Machadinho, também subiram ao palco e mostraram as suas qualidades nos versos de improviso.
Assista ao vídeo.
Veja mais imagens da noite.