Com expectativa de abrir processo de licitação para a concessão da rodovia MS-306 ainda para o primeiro semestre de 2019, o governo do Estado pretende manter o modelo de parceria privada que prioriza o menor preço do pedágio.
De acordo com matéria da Folha de São Paulo, a equipe econômica de Jair Bolsonaro afirmou que a forma antiga de concessão tem encontrado poucos interessados, o que tem feito a nova gestão buscar alternativas para continuar a parceria com empresas para manutenção das estradas federais. De acordo como a assessoria do governo do estado, o modelo do contrato foi definido por empresa contratada para realizar estudos na via e a ideia da outorga não chegou a ser discutida no Estado.
A Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), juntamente com a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) estão na coordenação do projeto, que pretende contemplar 218 km de extensão (da divisão com Mato Grosso, passando por Chapadão do Sul até Cassilândia), e objetiva a adequação de capacidade, reabilitação, manutenção e conservação da rodovia. Antes de lançar o pregão a administração fará consultas e audiências públicas, entretanto ainda não há data definida para nenhuma etapa do processo de concessão.
Já segundo o modelo avaliado pelo governo de Bolsonaro, a empresa vencedora seria a que oferecesse mais dinheiro pelo tempo de exploração da via, sem definir previamente o valor dos pedágios, o que poderia acarretar em tarifas maiores repassadas para os motoristas.
A MS-306 atende uma das mais importantes regiões de agronegócios do Estado. Ela é polo de integração comercial e de produção entre os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Minas Gerais. O volume médio de tráfego é de aproximadamente seis mil veículos – 65% deles de passeio e 35% comerciais. E conforme moradores da região, há a necessidade urgente de se fazer uma reforma na estrada.