Lutas Antimanicomial e Contra o Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil são temas de palestras nos ESF’s
O dia 18 de maio é marcado por dois grandes movimentos sociais importantes para a proteção dos direitos humanos: o “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”, data em que é lembrada a luta que possibilitou mudanças na assistência da saúde mental; e o “Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil”, que propõe envolver a comunidade no enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil.
Dada a importância da celebração dessas datas, a psicóloga Daniela Megliorini Paro e assistente social Natália dos Santos Timóteo do NASF, Núcleo de Apoio a Saúde da Família, estiverem presentes nessa semana nas Estratégias de Saúde da Família – ESFs, conversando com a população que aguardava atendimento nas salas de espera.
A psicóloga ofereceu aos usuários a possibilidade de refletirem juntos sobre o tema “loucura” e a forma de agir com as pessoas que sofrem de doenças mentais, na tentativa de dirimir o preconceito e a segregação social. Lembrou que, anteriormente, essas pessoas sem possibilidade de escolhas, eram submetidas a tratamentos desumanos em instituições asilares e excludentes, e que hoje em dia são oferecidos acolhimentos e tratamentos em serviços abertos, levando-os a participar ativamente da sua construção de vida, tendo direito de sonhar, trabalhar e ser feliz, assim como todo o ser humano.
A assistente social expôs sobre a importância dos pais e/ou responsáveis observarem os comportamentos das crianças/adolescentes que possam vir a indicar que estão sendo vítimas de violência sexual, com o desafio de assegurar e garantir que vivam sua sexualidade protegidas de abusos.
A Prefeitura de Chapadão do Sul, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde parabenizam e apoiam essas ações que fazem a população refletir sobre assuntos tão pertinentes para a comunidade.
Assecom