Mais de 100 pessoas participam da CONAPE em Chapadão do Sul
Aconteceu na última sexta-feira (17) a Conferência Nacional Popular de Educação/Etapa MS, CONAPE, que contou com a participação de mais de 100 pessoas na etapa realizada na Fachasul, em Chapadão do Sul,.
A CONAPE é uma das reações das entidades de educação à portaria 577 do Ministério da Educação (MEC), editada em 27 de abril. Nela, o ministro Mendonça Filho (DEM-PE) altera a composição do Fórum Nacional de Educação (FNE), com a exclusão de representantes de diversas entidades do setor, além de fazer com que outras disputem uma vaga entre si. Também transferiu do FNE para a secretaria executiva da pasta a competência de realizar a Conferência Nacional de Educação (Conae) e acompanhar o cumprimento de suas deliberações.
A Conferência tem o objetivo de monitorar as metas e fazer análise crítica das medidas que inviabilizam a efetivação do PNE, em especial, a aprovação da Emenda Constitucional 95/2016, que estabelece um teto de 20 anos aos gastos públicos federais, inviabilizando a consagração plena de todos os direitos sociais, especialmente a educação.
Representando o Executivo Municipal estava o secretário de Educação, Guerino Perius, que parabenizou o movimento.
A etapa de Chapadão do Sul compreendeu cinco municípios: Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Paraíso das Águas e Camapuã. Na ação, foram discutidos oito eixos e no final foram definidos os delegados desta região, que representam os municípios no encontro estadual que acontece nesta quarta-feira e quinta-feira, 22 e 23, em Campo Grande.
Assecom