Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Durante todo o mês de março, a Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove o ‘Março Lilás’ e intensifica ações de combate ao câncer do colo do útero, conhecido também como câncer cervical.
A campanha tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre o exame preventivo, o Papanicolau. Estudos sobre o câncer do colo do útero associam o aparecimento da doença, principalmente, à infecção pelo Papilomavírus humano, o HPV, transmitido na grande maioria das vezes pela atividade sexual. Outros fatores relacionados ao aumento do risco de desenvolvimento desse tumor são: início precoce de atividade sexual, multiplicidade de parceiros, história familiar de tumores, tabagismo, higiene inadequada e imunidade comprometida. Apesar de uma grande porcentagem de mulheres se infectarem por HPV, a grande maioria se cura espontaneamente e somente um pequeno número delas apresentará as lesões precursoras de Neoplasia Intraepitelial Cervical (NIC), lesões essas que, se não tratadas, poderão evoluir para tumores invasores. Essas lesões são mais comuns em mulheres jovens.
Para conscientizar a população sobre a doença, a campanha Março Lilás alerta para que mulheres se atentem para a prevenção e também para a detecção precoce do câncer do colo do útero. Considerado o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres brasileiras, atrás do câncer de mama e colorretal e a quarta causa de morte entre as mulheres por câncer no Brasil, foram estimados cerca de 16 mil novos casos dessa neoplasia no ano de 2020, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Esta incidência é três vezes mais alta do que as registradas nos Estados Unidos e na Austrália.
A evolução da doença, na maioria das vezes, acontece de forma lenta, passando por fases pré-clínicas detectáveis e curáveis. Se diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam próximo a 100%.
A realização periódica do exame de Papanicolau vem sendo reconhecido como a estratégia mais efetiva na redução da mortalidade por esse tipo de tumor assim como, a vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, que na teoria ainda não iniciaram sua vida sexual, está disponível nas unidades de saúde da família.
Portanto, o exame de Papanicolau e a vacinação se complementam como ações de prevenção. Vários estudos mostram que a vacina é o melhor método de prevenção. Ela é segura e eficaz. Quanto mais cedo for a vacinação, maior a chance de se evitar o aparecimento do tumor. Essa diminuição do risco chega a ser de 90% quando as crianças são vacinadas. O benefício da vacina também atinge outros cânceres relacionados ao HPV, como os tumores da vulva, canal anal, garganta e pênis.
Devido a pandemia a oferta do Exame Papanicolau está sendo realizada de forma agendada nas unidades de saúde da família. O agendamento pode ser por telefone.
Procure a unidade de saúde mais próxima de você para orientações, agendamento de seu exame e vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
UNIDADES E TELEFONES
– ESF CENTRAL RUA DEZ, 447, CENTRO – 3562-1782
– ESF FLAMBOYANT AVENIDA RIO GRANDE DO SUL, 160, FLAMBOYANT – 3562-4299
– ESF SAÚDE LAR RUA CAMPO GRANDE, 585, ESPATÓDIA – 3562-2747
– ESF SIBIPIRUNA AVENIDA RIO GRANDE DO NORTE, 1898, SIBIPIRUNA – 3562-1948
– ESF ESPERANÇA RUA J, 180, ESPERANÇA – 3562-7281
– ESF PLANALTO AVENIDA PLANALTO, 508, PLANALTO – 3562-2522
Fonte: Assecom