A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde, informa à população sul-chapadense sobre o descarte correto de medicamentos e cosméticos com prazo de validade vencido.
Após a data de validade, nenhum remédio pode ser ingerido, com risco de graves complicações médicas, como também é vedado o descarte junto com os outros resíduos domiciliares.
A população deve levar os medicamentos vencidos para a farmácia mais perto da sua casa ou trabalho, ou ainda, em algum dos seis ESF’s do município. Esses locais estão preparados para receber esse resíduo e fazer a logística reversa necessária.
Todos esses locais têm um recipiente único para esse uso. A instalação destes recipientes nas farmácias foi exigência da Vigilância Sanitária, em cumprimento à Lei estadual nº 4.474/2014. Ainda segundo a referida lei, ficam proibidas as seguintes formas de destinação final destes produtos:
I – lançamento in natura a céu aberto, tanto em áreas urbanas quanto rurais;
II – queima a céu aberto ou em recipientes, instalações ou equipamentos não adequados, não licenciados, conforme legislação vigente;
III – lançamento na rede de esgoto;
IV – em aterros sanitários (aterro de resíduos perigosos).
Dúvidas podem ser sanadas diretamente com a Vigilância Sanitária de Chapadão do Sul, através do telefone (67) 3562-6630 ou (67) 3562-6641.
Riscos do Descarte Irregular
Os medicamentos têm substâncias que podem ser tóxicas ou se tornar tóxicas após a sua decomposição. Quando jogados em locais inadequados, como lixo ou sistema de esgoto, os medicamentos contaminam a água e o solo, podendo afetar peixes e outros organismos vivos, além de pessoas que bebem dessa água e consomem ou se alimentam desses animais. O procedimento também coloca em risco pessoas que entram em contato direto com o resíduo, como garis e catadores.
Fonte: Assecom