Na última quarta-feira (08) o Ministério Público Federal divulgou o ranking nacional da transparência, que é o resultado da execução do Projeto do Ranking Nacional dos Portais da Transparência.
Na primeira avaliação, realizada entre os meses de setembro e outubro de 2015, Chapadão do Sul obteve a nota 4,6, ficando na 32ª colocação. Nesse ano, o Controle Interno do município apresentou uma série de itens que deveriam ser aprimorados no Portal da Transparência, além do mais, o prefeito Dr. Felipe criou o Grupo “Chapadão Transparente”, que foi conduzido pelo controlador geral Dr. José Ricardo Perina.
Como resultado desses esforços empreendidos, na segunda avaliação feita pelo MPF, em maio deste ano de 2016, a pontuação de Chapadão do Sul subiu para 7,20, ocupando o município agora a 21ª colocação geral do estado de Mato Grosso do Sul. A nota média de avaliação dos municípios de MS foi de 5,25.
O Dr. José Ricardo de Assis Perina, Controlador Geral do Município, declarou que a Controladoria Interna assumiu o comando do portal a partir do mês de fevereiro de 2016 e, em seus esforços iniciais, já conquistou a melhora na nota de avaliação do Ministério Público Federal.
Perina esclareceu também que o Portal da Transparência do município ainda está em fase de implantação e aquém do que o Controle Interno deseja, mas disse que a atual administração está engajada em atender tudo o que a Lei da Transparência exige.
A gestão de Dr. Felipe tem dado ênfase à transparência pública, tanto que criou em seu mandato a Ouvidoria Geral, o Controle Interno e recentemente, por decreto, a Lei de Acesso à Informação.
Assecom