AgronegócioDestaque

MS abre oficialmente o plantio da nova safra de soja

O governador André Puccinelli participou na manhã desta quarta-feira (24), em Dourados, da abertura oficial do plantio da soja no País – safra 2014/15, através do projeto Soja Brasil, realizado em parceria entre a Aprosoja Brasil, Aprosoja MS, Famasul e Canal Rural.

A largada do plantio da safra deste ano contou com a presença do ministro da Agricultura, Neri Geller, que operou de forma simbólica uma plantadeira, oficializando o começo do cultivo da oleaginosa no País. Dados da Aprosoja Brasil revelam que a safra 2014/15 poderá alcançar de 191 a 194 milhões de toneladas do grão, mas é importante levar em conta que há possibilidade de riscos climáticos que podem afetar a produtividade. Mesmo com as incertezas do campo, caso o Brasil chegue a esses valores haverá um aumento de produção de 3% a 5%, comparado com ciclo passado, no qual os agricultores colheram 86 milhões de toneladas.

Para o ministro Neri Geller, a escolha de Mato Grosso do Sul para dar a largada do plantio da safra se deu em função de ser um Estado que tem ganhado cada vez mais destaque no cenário agrícola do Brasil. “É um estado com expansão agrícola muito forte, conhecido pela sua produção pecuária, mas a participação dos grãos têm crescido de forma intensa e, por isso, o governo federal tem o comprometimento de ser parceiro do governo estadual, no desenvolvimento da agricultura. O Brasil cresceu de 96 milhões de toneladas de grãos há 12 anos para quase 200 milhões de toneladas agora e o Mato Grosso do Sul tem contribuído de forma significativa para o crescimento do nosso País”, destacou.

 

O governador André Puccinelli ressaltou que as políticas de incentivo à produção fizeram com que o Estado fosse escolhido para o lançamento da safra. Além disso, o chefe do Executivo apontou a importância do setor para a economia estadual. “O setor dos grãos representa muito para a nossa economia. A agricultura associada à agroindústria representa cerca de 22% da economia de Mato Grosso do Sul. Sermos escolhidos para o início do plantio em todo o País representa o prestígio que o Centro Oeste tem como o maior produtor de grãos do Brasil. Sem sombra de dúvidas, o crescimento fabuloso de Mato Grosso do Sul, de uma safra de cerca de 470 mil toneladas no final dos anos 70 para mais de 8 milhões de toneladas hoje, fez com que fossemos reconhecidos junto ao governo Federal”.

 

Mato Grosso do Sul

 

O Projeto Soja Brasil visa valorizar os estados produtores de soja e não podia ser diferente com Mato Grosso do Sul. Para o presidente da Aprosoja MS, Mauricio Saito, o Estado é privilegiado por sediar o evento nacional e será uma oportunidade de apresentar os predicados e entraves da agricultura local. “No mesmo ritmo de avanço que o Brasil, Mato Grosso do Sul segue uma sequência de recordes de produção e produtividade”.

 

Saito destacou, ainda, que o Estado se empenha na recuperação de pastagens degradadas e lembra que a última safra ocupou a área de 2,1 milhões de hectares. “Para a safra 2014/2015 no Mato Grosso do Sul, pretende-se aumentar a área dedicada à soja, em torno de 5%”, afirmou.

Segunda maior cidade do Estado, Dourados é considerada polo regional do agronegócio, da indústria e do comércio. Faz divisa com municípios de alto potencial produtivo, como Itaporã, e o maior produtor de grãos do Estado, Maracaju, além de ser o quarto maior produtor de soja do Mato Grosso do Sul (expectativa de plantio de 160 mil hectares na próxima safra).

 

Fonte: Notícias MS

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima