Na Semana do Meio Ambiente, fiscal de Chapadão do Sul conhece gestão de resíduos sólidos na Suécia
Uma missão técnica organizada pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), em parceria com a SEPA (Agência de Proteção Ambiental da Suécia), acontece na Suécia com o objetivo de apresentar o sistema de gestão de resíduos sólidos.
Representantes de 13 municípios/consórcios, CNM – Confederação Nacional de Municípios, ABRELPE e Cetesb – Companhia Ambiental, compõem a equipe da missão que está sendo realizada ao longo da semana do meio ambiente.
Durante a programação, o grupo participa de reuniões e palestras na Agência Ambiental e está visitando diversos empreendimentos, entre eles fábrica de reciclagem de vidros, ecopontos, central de reciclagem, unidade de geração de energia, biodigestor, aterro sanitário, shopping de segunda mão, entre outros.
A fiscal de meio ambiente, engenheira sanitarista e ambiental Priscila Quevedo, está representando o município de Chapadão do Sul e comentou que é um privilégio poder participar desta missão, especialmente no país onde ocorreu a Conferência de Estocolmo em 1972, quando foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. “A Suécia é modelo mundial em gestão de resíduos e destina menos de 1% para aterro sanitário, além de gerar energia por meio da incineração dos rejeitos. Para obter este resultado o país consolidou o conceito dos 5Rs (reduzir, repensar, reutilizar, reciclar e recusar)”, disse.
O treinamento desta semana é o segundo módulo do programa de capacitação que visa agregar conhecimentos e desenvolver habilidades para o desenvolvimento e execução de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O financiamento da capacitação está sendo em grande parte pela Agência Sueca, com contrapartida do Fundo Municipal de Meio Ambiente de Chapadão do Sul.
A engenheira colocou-se à disposição ainda para compartilhar com os interessados os relatórios das visitas, bem como demais conhecimentos sobre plano de gestão integrada de resíduos sólidos (PGIRS), tornando assim o município um multiplicador do tema. Os interessados podem enviar e-mail para meioambiente@chapadaodosul.ms.gov.br.