Você que tem um animalzinho de estimação tem um importante compromisso neste sábado (19). A vacinação contra a raiva acontece no horário das 07 às 17 horas.
A Secretaria de Saúde, através do Canil Municipal, informa que cerca de 40 profissionais serão mobilizados para este “Dia D” de Vacinação contra a raiva de cães e gatos. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 80% dos cães da cidade.
A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode ser transmitida para animais, inclusive o homem. A transmissão se dá através do contato com animal infectado, principalmente pela mordedura e através da lambida em feridas abertas, arranhões e mucosa. A saliva é o local onde o vírus tem sua maior concentração e pode estar presente até cinco dias antes de manifestar os sintomas. Na zona urbana os cães são os principais transmissores da doença.
Na área rural e na natureza um dos transmissores da Raiva é o morcego hematófago, que se alimenta de sangue e animais silvestres.
Os principais sintomas da Raiva são: mudança de comportamento (tenta fugir, atacar, uiva muito), procura por lugares escuros, agressividade, aumento da salivação (baba), perda de apetite, falta de coordenação motora, paralisia e morte.
Vale salientar que alguns animais intoxicados com agrotóxicos ou estricnina, tem sintomas parecidos com o da Raiva.
A RAIVA não tem cura, portanto, a vacinação é a única maneira de controlar a doença.
POSTOS DE VACINAÇÃO:
– Mercado Planalto – Avenida E;
– Associação do Bairro Esperança;
– Antigo Bar Canavieiras – Rua Vinte e Sete;
– Praça 23 de Outubro;
– Praça de Eventos;
– Igreja N. Srª. de Fátima – Avenida São Paulo;
– Bia salgados – Avenida Tocantins;
– Escola Cecília Meireles – Avenida Goiás;
– Escola Erico Veríssimo – Avenida Goiás;
– Posto Ecológico – Avenida Goiás;
– ESF Sibipiruna – Avenida Rio Grande do Norte;
– Conveniência Oliveira – Rua Paranaíba, 1073.
Não deixe seu melhor amigo ficar com raiva. Vacine.