DestaqueSaúde

Nota de Pesar pelo falecimento da segunda vítima da dengue em Chapadão do Sul em 2024

A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul (MS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento da segunda vítima de dengue, ocorrido no dia 27 de maio, no Hospital Regional de Campo Grande (MS).

Chapadão do Sul, até a semana epidemiológica 22 de 2024, ultrapassa mil casos de dengue confirmados e registra o segundo óbito pelo agravo.

Trata-se de um homem de 38 anos, portador de hipertensão arterial e esplenectomia (retirada do baço) em 2018. O paciente era  acompanhado pela Rede de Atenção à Saúde, evoluiu com piora do quadro clínico, foi encaminhado para o Hospital Regional de Campo Grande, onde ficou internado por quatro dias, não resistindo e vindo a falecer na data de ontem, 27.

A primeira morte em decorrência da dengue aconteceu em fevereiro e acometeu um paciente de 81 anos.

A vacina não está disponível para toda população, portanto a indicação principal é a prevenção coletiva, o cuidado com a casa, evitar água parada, que pode potencialmente ter foco do mosquito, mas também o cuidado individual, com o uso de repelente.

A vacina está disponível para as crianças de 10 a 14 anos e, infelizmente, em nosso município a adesão à vacinação contra dengue está muito baixa, com percentual de 23,22%, ou seja, de 2.334 adolescentes que deveriam ser imunizados, apenas 542 receberam a 1ª dose.

A vacina é segura e está no mercado desde julho de 2023, quando era comercializada em consultórios particulares. Orienta-se os pais para que procurem a unidade de saúde e vacinem seu filho o quanto antes, além de redobrar os cuidados para evitar que o mosquito prolifere.
Neste momento de dor, a Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde se solidarizam com os familiares e amigos e expressam as mais sinceras condolências.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima