AgronegócioDestaque

Nuvem de gafanhotos pode chegar ao Brasil e deixa governo e produtores rurais em alerta

O aparecimento de uma nuvem de gafanhotos na Argentina assustou produtores rurais e entidades do governo do país.

Na segunda-feira (22) o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) publicou um mapa com alerta da praga em que é possível ver uma faixa vermelha que representa “perigo”. Regiões da fronteira oeste do Rio Grande do Sul estão no alerta dos argentinos.

Ainda na segunda, o governo de Córdoba, outra província argentina, também alertou para a passagem dos gafanhotos na região. “O Ministério da Agricultura de Córdoba e o Senasa monitoram a situação. Em Córdoba as propriedades possuem protocolos de trabalho para serem ativados em caso de entrada da praga.

Ameaça ao Brasil

A possível chegada da nuvem de gafanhotos ao Rio Grande do Sul deixou o governo brasileiro e produtores rurais em alerta. A praga, que deixou uma lavoura de milho na Argentina destruída, deve seguir para o Uruguai, disse o Ministério da Agricultura.

Imagens divulgadas pelo Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) argentino mostram o tamanho da aglomeração dos insetos. Segundo o órgão, a praga passou pelas províncias de Santa Fé, Formosa e Corrientes, além do Uruguai.

Vale lembrar que em aproximadamente um quilômetro quadrado, até 40 milhões de insetos podem ser mobilizados, comendo pastagens equivalentes ao que duas mil vacas podem consumir em um dia.

Fonte: Canal Rural

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima