O eucalipto se tornou popular em nosso país como gênero responsável pela maior parte das operações de reflorestamento. Atualmente, é responsável por ser matéria-prima de vários produtos florestais importantes, como carvão, ou base de estacas para cercas e madeira para as mais diversas funções na construção civil. Existe um processo, que utiliza autoclave e produtos químicos, que garante a conservação da madeira de eucalipto por muitos anos, com excelente qualidade.
Conceito
O tratamento da madeira do eucalipto consiste em se substituir a seiva existente por produtos químicos para possibilitar a sua conservação. Depois de seca, pode-se trabalhar a madeira, normalmente, de maneira industrial ou manual. Na madeira, pode-se fazer qualquer tipo de acabamento exterior, sem problemas de contato com os animais ou com o homem.
A vantagem do tratamento feito na autoclave é que ele diminui o contato manual com os produtos químicos utilizados, mesmo o uso destes sendo autorizado pela legislação e órgãos competentes. O ideal desses preservativos é que sejam tóxicos somente para fungos e insetos, e permaneçam na madeira, sem serem tóxicos para homens e animais. Tais substâncias podem ser puras ou misturas de produtos.
No final do processo, a madeira de eucalipto tratada dá origem a vários produtos: vigas, estruturas, esquadrias, postes, dormentes, mourões e móveis em geral.
As madeiras de eucalipto que se submetem a esse tipo de tratamento têm obtido bastante sucesso, além de garantir um tempo de vida da madeira em média de 15 anos. Além disso, o eucalipto tratado tem lugar certo nas mais diversas aplicações, seja nas propriedades rurais, urbanas ou em paisagismos.
Principais vantagens do tratamento em autoclave
-A madeira fica imune contra a ação de fungos, insetos e agentes deteriorantes;
-Alta resistência às intempéries;
-Permite acabamentos diversos;
-Longa vida útil da madeira.
Saiba mais:
Tratamento de madeira e serviços de serraria em Chapadão do Sul é com a MGT Brasil