A Semana Internacional de Compostagem, comemorada entre os dias 3 a 9 de maio, é a maior iniciativa de educação ambiental para compostagem e esse ano completa 26 anos. Idealizada pela Composting Council Research & Education Foundation, desde 1995 a semana realiza eventos para fortalecer o mercado da compostagem industrial e difundir o ideal da compostagem.
Por conta da pandemia não foi possível realizar oficina com todos os alunos das escolas, portanto, a SEDEMA preparou uma palestra online sobre o tema e realizou oficina com a equipe de cozinha das escolas municipais Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade/Projeto Semear e Érico Veríssimo.
As escolas implantaram hortas e já estão produzindo alimentos saudáveis para os alunos e agora contarão com composteiras para produzir adubo orgânico.
A ideia da Semana é aumentar a consciência da população sobre os benefícios da compostagem e da reciclagem de orgânicos. Existem muitos motivos para compostar: produzir seus próprios alimentos, deixar as plantas mais bonitas, melhorar a qualidade do solo, reduzir o uso de agroquímicos, diminui a emissão de gás de efeito estufa em aterros sanitários, reduzir o custo da coleta de lixo, além de reduzir os efeitos das mudanças climáticas.
Cada pessoa produz cerca de 170kg de matéria orgânica por ano no Brasil, portanto, é muito importante compostar os orgânicos em casa, na escola ou no trabalho.
Fonte: Assecom