Desde esta sexta-feira (1°) o óleo diesel está mais caro em Mato Grosso do Sul. Isso porque passou a valer a nova pauta fiscal, que estabelece o preço médio ponderado ao consumidor final, que passará de R$ 3,0761 para R$ 3,1607. O reajuste deve chegar às bombas nos próximos dias.
A publicação é do dia 23 de abril e foi feita pelo ato Cotepe (Comissão Técnica Permanente) do Ministério da Fazenda. Esta é a segunda alta da pauta fiscal em 2015, o que impacta diretamente no preço pago pelo consumidor no óleo diesel.
O preço do combustível é uma das principais reivindicações do setor de transportes e que inclusive, motivou a paralisação dos caminhoneiros por mais de 10 dias, em março. Acontece que, para eles, o alto custo do óleo diesel aliado ao valor do frete desatualizado, oneram os trabalhadores e empresários.
Ainda no primeiro trimestre, o setor formalizou o pedido de redução da alíquota do ICMS do diesel em Mato Grosso do Sul, para que o preço cobrado aqui se iguale ao de estados vizinhos, como São Paulo e Paraná.
O governo estadual alega que aguarda estudo do Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência) para decidir se a redução é viável economicamente, ou não.
Fonte: CGNews