Polícia Militar Ambiental (PMA) inicia nesta quinta-feira (27), às 12h00, a operação Dia de Finados, com objetivo de prevenir a pesca predatória nos rios do Estado e o tráfico de papagaios. A fiscalização intensificada segue até às 8h do dia 3 de dezembro.
Conforme a PMA, por conta do feriado prolongado e de outubro ser o último mês com pesca aberta, antes da piracema, é comum aumentar o número de pescadores nos rios. O aumento também se dá porque cardumes já começaram a se formar para a piracema e a captura é mais fácil.
Por conta disso, o patrulhamento será reforçado e 362 policiais e todo efetivo administrativo participarão da operação.
Também será reforçada a fiscalização para prevenir e combater desmatamentos e carvoarias irregulares, transporte ilegal de produtos perigosos e todos os crimes contra fauna e flora.
TRÁFICO DE ANIMAIS
Além da prevenção à pesca predatória, também será reforçada a fiscalização para prevenir o tráfico de animais silvestres, principalmente de papagaios, que é a espécie mais traficada no Estado e que se reproduz de setembro a dezembro.
Trabalhos preventivos serão realizados nas propriedades rurais, tendo em vista que os traficantes costumam aliciar produtores rurais para que avisem sobre a reprodução e vendam os animais. Muitas pessoas fazem isso sem saber que se trata de crime ambiental.
Os principais municípios onde ocorre o tráfico de papagaios são Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Brasilândia, Naviraí e Mundo Novo.
Correio do Estado