Na noite desta quinta-feira (14), delitivos não identificados invadiram o complexo de uma usina de cana de açúcar localizada em Chapadão do Sul (MS), de onde subtraíram diversas ferramentas de propriedade da empresa e de funcionários.
A equipe de segurança interna da usina percebeu o crime e acionou a Polícia Militar de Chapadão do Sul que iniciou as diligências preliminares, dentre elas a mobilização das Forças Policiais das cidades circunvizinhas.
Cientes da ocorrência e da fuga dos meliantes, equipes do GTO e da Polícia Militar de Costa Rica prontamente intensificaram as ações de cerco/bloqueio que culminaram com a identificação, localização e abordagem dos veículos em fuga, em meio a um canavial, às margens de uma estrada não pavimentada. A ação resultou na prisão de quatro adultos e na apreensão de uma adolescente, todos da cidade de Alto Araguaia (MT).
Uma mulher, de 46 anos, se apresentou como vigilante penitenciária do Estado de Goiás. Os três homens, com idades de 20, 37 e 40 anos, já são conhecidos da polícia da região da tríplice divisa (MT, MS e GO) em razão da recorrente prática de crimes contra usinas e propriedades rurais do entorno.
Em agosto de 2017, a equipe GTO de Costa Rica autuou em flagrante a mesma quadrilha. Na ocasião, eles haviam furtado uma propriedade rural e foram apontados como responsáveis pela prática de uma onda de crimes na área rural da Comarca de Costa Rica.
Foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado pelo concurso de agentes e há, ainda, contundentes evidências de associação criminosa e de corrupção de menores, uma vez que, além da adolescente apreendida, havia duas crianças com os meliantes, possivelmente empregadas para dificultar a ação da polícia. Os menores foram acolhidos pelo Conselho Tutelar e encaminhados ao abrigo local.
Fonte: Assessoria de Comunicação da PM