Polícia recaptura condenado pelo assassinato de vereador de Alcinópolis
Condenado a 18 anos de reclusão por assassinato, Ireneu Maciel já estava em regime semiaberto, em julho do ano passado, quando sumiu do Centro Penal Industrial da Gameleira, em Campo Grande. Ele foi preso novamente neste domingo (8), por policiais do GOI (Grupo de Operações Especiais) da Polícia Civil.
Estava vivendo no Bairro Tijuca, em Campo Grande, e acabou sendo alvo de denúncia anônima que levou a sua captura.
Em 2012, Ireneu Maciel foi considerado culpado pela execução do vereador de Alcinópolis Carlos Antônio Carneiro, ocorrida em outubro de 2010, em frente ao hotel na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Conforme a acusação, Valdemir Vansan, outro condenado pela morte, foi responsável pelos disparos que mataram o vereador.
Vereadores da cidade chegaram a ser apontados como mandantes do crime, mas todos foram inocentados.
Vansan está em livramento condicional. A pena dele foi de 19 anos.
Pouco antes do sumiço de Ireneu, no ano passado, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) chegou a pedir que ele fosse preso, por não estar cumprindo direito a pena, mas a solicitação não foi atendida.
Representado pela Defensoria Pública, havia pedido parcelamento de multa imposta pela Justiça, de dois salários mínimos, o equivalente hoje a R$ 2.090. Pediu para pagar em parcelas de R$ 200.
Foi autorizado pelo juiz Albino Coimbra Neto, titular da 2ª Vara de Execução Penal, porém já não havia mais notícias do preso quando a decisão saiu.
A prisão – Neste domingo, após as denúncias anônimas, os policiais do GOI foram até a região onde o suspeito pilotava uma motocicleta Biz vermelha.
Na abordagem, ele mentiu o nome, e embora não estivesse com nenhum documento pessoal, demonstrou nervosismo, levando à identificação.
Ireneu Maciel foi levado para o Cepol (Centro de Policiamento Especializado), no Bairro Tiradentes, e ficará à disposição do Judiciário para determinar como será o cumprimento do restante da pena.
Fonte: Campo Grande News