Você já se perguntou por que os bebês levam tudo à boca? Segundo especialistas, é pela boca que o bebê começa a conhecer o mundo. A boca é o centro das maiores e melhores experiências nos primeiros meses de vida. Botões, presilhas, remédios… Basta uma distração para eles irem parar na boca ou no nariz dos pequenos.
Em Chapadão do Sul (MS), no final da tarde da quinta-feira (30), um pai, desesperado, aciona o Corpo de Bombeiros, pois seu filho, de apenas 1 ano de idade, estava com as vias aéreas obstruídas por uma folha de árvore.
Enquanto a guarnição se deslocava até a residência, localizada à Rua Bela Vista, no Bairro Sibipiruna, o soldado Das Neves, pelo telefone, deu todas as orientações necessárias para que o próprio pai da criança realizasse o procedimento de desobstrução e o bebê voltasse a respirar. A guarnição, ao chegar ao local, já encontrou a vítima bem e respirando normalmente.
O preparo e o profissionalismo do Bombeiro Das Neves foram fundamentais no salvamento deste bebê. A falta de oxigênio prolongada no cérebro poderia deixar sequelas permanentes na vítima.
Felizmente, o pai seguiu todas as orientações do Bombeiro e por meio do método de “tapotagem”, que consiste em “tapas nas costas”, entre as escápulas, com a mão em forma de concha, conseguiu desafogar o bebê.
Guilherme Mattos das Neves, ou simplesmente Das Neves, é soldado do Corpo de Bombeiros e está lotado no 7º Subgrupamento de Chapadão do Sul (MS).