Na tarde da última quarta-feira (16) a Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde, iniciou a entrega das carteirinhas de identificação para portadores de fibromialgia e identificação das unidades com adesivo constando este como grupo com prioridade para atendimento.
Mais de 80 pessoas receberão a carteirinha, em atendimento à Lei Municipal nº 1.290, de 6 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade de atendimento prioritário aos portadores de fibromialgia e a inclusão do símbolo mundial da fibromialgia nas placas ou avisos de atendimento prioritário no município de Chapadão do Sul.
A entrega simbólica das primeiras carteirinhas aconteceu na ESF Sibipiruna e contou com a presença da Secretária de Saúde, Valéria Lopes, da coordenadora da atenção primária, Karla Viviane, e do vereador e autor do Projeto no Legislativo, Vanderson Cardoso.
A fibromialgia é uma doença que não tem cura e que causa dores no corpo. Segundo estudos, a doença é conhecida como uma síndrome dolorosa crônica, sem uma causa definida. O paciente tem dificuldade em produzir hormônios e neurotransmissores relacionados ao alívio da dor.
Como adquirir a carteira de prioridade
Para receber o documento, o interessado precisa procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e apresentar RG, cartão do SUS, laudo médico para fibromialgia e uma foto 3×4.
A Lei
Fica estendida a obrigatoriedade de atendimento prioritário ao portador de Fibromialgia, bem como a inserção do símbolo mundial da Fibromialgia nas placas ou avisos de atendimento prioritário, nos órgãos públicos, estacionamento preferencial, público e privado, estabelecimentos comerciais, instituições bancarias e em empresas privadas, que estejam obrigadas a dispensar, durante todo horário de expediente, atendimento preferencial às pessoas portadoras de deficiência.
Será permitido aos portadores de Fibromialgia estacionar em vagas já destinadas a pessoas com deficiência, mediante identificação e credenciamento dos beneficiários, nos termos da legislação especifica.
Será permitido aos portadores de Fibromialgia estacionar em vagas já destinadas a pessoas com deficiência, mediante identificação e credenciamento dos beneficiários, nos termos da legislação especifica.
A Secretaria de Saúde fara as carteirinhas de identificação, com foto da pessoa portadora da fibromialgia, como também o departamento de trânsito do município de confeccionar cartão de prioritário em estacionamento para os portadores de fibromialgia.
O símbolo mundial da fibromialgia deverá constar em local de fácil visualização.
Mais informações podem ser solicitadas na Secretaria de Saúde através do telefone (67) 3562-6600.
Fonte: Assecom Prefeitura