Prefeito Empreendedor: Após dupla conquista estadual, prefeito João Carlos Krug concorre em Brasília
Há pouco mais de um mês o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, conquistou o prêmio Prefeito Empreendedor em duas categorias da 10ª edição do concurso no Mato Grosso do Sul, habilitando o gestor municipal e sua equipe a concorrer ao título nacional. Assim, Chapadão do Sul participa nesta quarta-feira (5) da solenidade de anúncio dos vencedores da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE).
Chapadão do Sul ficou em primeiro lugar nas categorias “Desburocratização e Implementação da RedeSimples”, e “Políticas Públicas para Desenvolvimento de Pequenos Negócios”.
Na categoria Desburocratização o prefeito de Chapadão do Sul concorre com outros nove municípios do Brasil. Já na categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento de Pequenos Negócios, a concorrência é regional e o prefeito João Carlos Krug disputará com outros prefeitos do Centro-Oeste.
O projeto, elaborado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), traz ações empreendedoras executadas e planejadas no município sob a gestão do prefeito João Carlos Krug.
Todas as secretarias municipais estão envolvidas no projeto, que traz atividades voltadas ao estímulo do empreendedorismo local, como a Sala do Empreendedor Atuante, incentivos fiscais à inovação tecnológica e à educação empreendedora, o incentivo à formalização de novos empreendimentos, a unicidade e a simplificação do processo de registro e de legalização de empresários e de pessoas jurídicas, a simplificação, racionalização e uniformização dos requisitos de segurança sanitária, capacitações para o empreendedorismo, agricultura familiar e a preferência pelo comércio local nas aquisições de bens e serviços pelos órgãos públicos municipais.
Prefeito Empreendedor
O prêmio reconhece prefeitos que criam condições favoráveis às micro e pequenas empresas (MPE) e aos microempreendedores individuais (MEI), já que o crescimento econômico dos municípios passa, fundamentalmente, pela melhoria do ambiente de negócios desse segmento. O prêmio foi instituído em 2001 e até 2019 foram inscritos quase 10 mil projetos, com 918 vencedores estaduais e 94 premiados nacionalmente.
Para se chegar aos finalistas, uma comissão formada por funcionários do Sebrae fez uma pré-seleção dos 160 projetos vencedores estaduais. Os 51 projetos com maiores notas foram submetidos à comissão julgadora nacional, formada por parceiros do Sebrae e por especialistas nos pequenos negócios. Todas as avaliações foram realizadas com base em uma matriz de pontuação, com critérios específicos de cada categoria.
Fonte: Assecom